Imagina na copa

Inspire-se com as histórias que encontramos

Aqui você assiste toda semana a uma nova história de quem está transformando o país para melhor. São projetos e ações
de pessoas que fazem seu melhor onde estão e com o que têm para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo,
em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários para inspirar você.
Se quiser indicar um projeto para a gente, fique à vontade! Se quiser colaborar para o próximo, faça uma doação.

História #9 – Que ônibus passa aqui

 

A ação “Que Ônibus Passa Aqui” sempre foi um dos nossos exemplos favoritos [e mais repetidos] de iniciativa transformadora. Isso porque mistura elementos poderosos: é muito simples de ser executada [basta imprimir o adesivo e correr para um ponto de ônibus], é muito fácil de ser replicada em outras cidades e, principalmente, resolve um problema real. Problema, aliás, que, ao pegar ônibus em Porto Alegre, nós sentimos na pele. A falta de sinalização nos pontos de ônibus da cidade nos obrigou a pedir informação várias vezes a outros passageiros e moradores.

A iniciativa de adesivar os pontos de ônibus de Porto Alegre foi idealizada e executada pela Shoot the Shit, organização que cria projetos para melhorar a vida na cidade a partir da criatividade. Buscam o engajamento das pessoas para criar e executar ações que tornem a cidade mais inteligente, conectada e divertida.

A Shoot the Shit surgiu em 2010, quando os publicitários e amigos Luciano Braga, Gabriel Gomes e Giovani Groff [que em 2012 deixou o grupo],  incomodados com a demora para dar vida a boas ideias no dia a dia das agências de publicidade, juntaram-se para colocá-las na rua. Logo perceberam que as ideias mais legais tinham uma pegada social e abraçaram a oportunidade de usar a criatividade para fazer o bem para a cidade e para as pessoas.

As ideias surgem de vivenciar a cidade, afinal, você só pensa em ônibus e na [falta de] sinalização se você anda de ônibus. Um outro exemplo de criatividade a serviço da cidade foi o projeto “Porto Alegre, Paraíso do Golfe” em que gravaram um vídeo jogando golfe nos buracos das ruas da cidade. A forma inusitada de chamar atenção para o problema deu resultado: depois da grande repercussão, todos os buracos do vídeo foram tapados. Ao todo, já realizaram nove ações em Porto Alegre.

O nome “Shoot the Shit” é uma expressão americana que significa “trocando ideia”. Então vamos aproveitar o embalo e trocar uma ideia aqui: achou a ação legal? Na sua cidade os pontos de ônibus também não são sinalizados? Veja abaixo e saiba como replicar o “Que Ônibus Passa Aqui” na sua cidade! :)

Que-ônibus-passa-aqui-SITE

 

Galeria de fotos:

Parceiros estratégicos

Parceiros

Divulgação

Apoio