Imagina na copa

Inspire-se com as histórias que encontramos

Aqui você assiste toda semana a uma nova história de quem está transformando o país para melhor. São projetos e ações
de pessoas que fazem seu melhor onde estão e com o que têm para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo,
em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários para inspirar você.
Se quiser indicar um projeto para a gente, fique à vontade! Se quiser colaborar para o próximo, faça uma doação.

História #2 – Projeto Gaia

De uma pulada de cerca podem surgir só problemas, mas parece que pular muro pode ter um efeito contrário.

O GAIA [Grupo Acadêmico de Iniciativa Ambiental] foi fundado por alunos de Engenharia Ambiental da UNESP Sorocaba. Pulando o muro de trás da faculdade, alguns alunos se depararam com um riacho que estava bastante poluído. Perceberam uma contradição no fato de “o quintal do curso de Engenharia Ambiental” estar tão abandonado e dessa constatação veio a revolta e a certeza de que era preciso fazer alguma coisa. Assim, começa a história do GAIA.

Preocupados em começar a “devolver para a sociedade” o investimento que estava sendo feito neles como alunos de uma universidade pública e ao mesmo tempo se desenvolver profissionalmente, os jovens – liderados por João Henrique Arcalá – fundaram o grupo que há 2 anos desenvolve projetos e ações pontuais ligados ao meio ambiente.  A grande ideia era não esperar os 5 anos de duração do curso para começar a agir e usar o conhecimento que adquiriam para melhorar o ambiente ao seu redor.

Os projetos do GAIA são focados em resíduos sólidos. Começaram com bastante pesquisa para entender os resíduos e saber como atuar. Era preciso compreender como são gerados os resíduos, para onde vão e quais os problemas nesse processo. A partir daí criaram projetos para trabalhar desde os geradores de resíduos até a destinação dada a eles, bem como as cooperativas de triagem e a reciclagem. O objetivo do GAIA é criar uma metodologia de trabalho sistêmica, pensando do começo ao fim a cadeia de reciclagem.

Um dos projetos nos quais estão trabalhando atualmente é o “Recicla”, em que utilizam técnicas de Engenharia Ambiental para melhorar os processos e a produção na Cooperativa de Triagem de Sorocaba. Para conseguir o comprometimento da cooperativa na implementação das sugestões de melhorias, os alunos entenderam que era preciso conquistar a confiança dos cooperados. Para isso, aproximaram-se da Cooperativa e conheceram os cooperados. Organizaram um evento de dois dias de mão na massa  para que alunos, comunidade e cooperados trabalhassem juntos para tornar o espaço da cooperativa mais agradável. O resultado dessa movimentação foi a construção de um refeitório, um espaço de descanso, jardins e uma horta.

Hoje são quase 50 “gaianos” e o projeto concentra cerca de 60% das bolsas de extensão do curso de Engenharia Ambiental, além de contar com uma estrutura administrativa que permite a sustentabilidade do grupo.

Abaixo, você encontra 7 dicas simples para te ajudar a começar a fazer a sua parte quando o assunto é cuidar do lixo e, por consequência, do meio ambiente.

Infografico Projeto Gaia

 

Galeria de fotos:

Parceiros estratégicos

Parceiros

Divulgação

Apoio