Imagina na copa

Inspire-se com as histórias que encontramos

Aqui você assiste toda semana a uma nova história de quem está transformando o país para melhor. São projetos e ações
de pessoas que fazem seu melhor onde estão e com o que têm para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo,
em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários para inspirar você.
Se quiser indicar um projeto para a gente, fique à vontade! Se quiser colaborar para o próximo, faça uma doação.

História #1 – Liberte seus Sonhos

No dia 17 de dezembro de 2012, chegamos à Lapa, na região central do Rio de Janeiro, por volta das 10h30 da manhã. Nosso objetivo era conhecer a jovem Gabriele Valente e documentar a iniciativa que ela liderou de dar vida a um muro abandonado do bairro.

A história da Gabriele havia sido indicada para nós na campanha que fizemos na fanpage do Imagina na Copa para encontrar jovens transformadores no Rio de Janeiro. Gabriele não é carioca, nasceu no Rio Grande do Sul, mas em 2011 adotou a Lapa, reduto histórico e boêmio do Rio, como sua nova casa.

A inspiração para transformar o muro veio do trabalho da artista e designer americana Candy Chang, que utiliza intervenções urbanas como uma forma de estimular as pessoas a refletirem sobre si mesmas e sobre a vida. No bairro onde mora, em Nova Orleans, a artista transformou uma casa abandonada em um quadro-negro gigante. Nele, escreveu a seguinte frase para que as pessoas completassem: “Antes de morrer, quero ___.” As respostas que recebeu – surpreendentes, comoventes, divertidas – tornaram-se um inesperado espelho para a comunidade.

[Assista abaixo ao TED Talk em que Candy Chang fala sobre seu trabalho]

O local que Gabriele escolheu para fazer a intervenção é o muro de um prédio que já foi do INSS, passou por uma fase de abandono, foi ocupado por moradores de rua e depois desocupado novamente. “E eu olhava sempre pra essa parede e pensava: o que eu posso fazer ali?”, conta.

Foi uma amiga que enviou o vídeo de Candy Chang para Gabriele, que se entusiasmou na hora pela ideia de fazer algo semelhante. Certo dia, Gabriele acordou e olhou da varanda do apartamento onde mora para o muro e percebeu que ele iria passar por obras por conta de uma academia que está sendo construída ao lado. Imediatamente, tomou a iniciativa de conversar com o dono da academia, que lhe contou que estava planejando revitalizar o muro, em parceria com o síndico do prédio que fica do outro lado do muro.

Gabriele, então, articulou com os dois, que permitiram que ela fizesse a intervenção de arte urbana.

E olha que lindo que ficou o resultado depois de 2 dias intensos de trabalho:

Para visitar o muro é só ir na Rua Riachuelo, altura do número 46, na Lapa no Rio.

Se você gostou da história da Gabriele e ficou inspirado, veja como fazer o mesmo:

9 passos para fazer um muro interativo na sua cidade.

 

Galeria de fotos:

Parceiros estratégicos

Parceiros

Divulgação

Apoio