Imagina na copa

Inspire-se com as histórias que encontramos

Aqui você assiste toda semana a uma nova história de quem está transformando o país para melhor. São projetos e ações
de pessoas que fazem seu melhor onde estão e com o que têm para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo,
em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários para inspirar você.
Se quiser indicar um projeto para a gente, fique à vontade! Se quiser colaborar para o próximo, faça uma doação.

História #6 – Jogo Oasis

 

Quando pensamos em um oásis, vem a imagem de um ambiente cheio de vida, água, natureza, sombra, no meio de um deserto. Normalmente, imaginamos aquele sujeito andando já todo esbaforido, pronto para desistir, mas que, ao encontrar um oásis, enche-se de esperança, alegria, celebra e renova suas energias.

Não é à toa que o Jogo Oasis tem esse nome. Vivemos um tempo em que muitas pessoas e comunidades não acreditam que determinadas situações podem ser transformadas para melhor. Os problemas são muitos e a energia é pouca. Nesse contexto, o Oasis é um gerador de esperança, de autoestima e confiança e como resultado, de transformações. Segundo o Instituto Elos, organização que criou e desenvolve o jogo, uma comunidade pode trabalhar junta de forma cooperativa, imaginativa e rápida para construir em dois dias um oásis moderno: um espaço físico que promova vida, alegria e restauração. E pode mesmo!

O Jogo Oasis é uma ferramenta de mobilização cidadã para que as pessoas transformem uma realidade, com os recursos que têm, através da realização de sonhos coletivos. A premissa é que podemos mudar o mundo de um jeito “rápido, divertido e sem botar a mão no bolso”. Por isso é um jogo: com brincadeiras, rituais, objetivos, desafios e uma característica bem especial: todos são vencedores! Afinal, quando os sonhos são realizados, todo mundo ganha.

No Oasis, o olhar é sempre apreciativo: “Que recursos e habilidade temos? O que sonhamos fazer? De que precisamos e como podemos conseguir?” Só esse começo já é super poderoso: um convite ao sonho, a imaginar coisas melhores e acreditar que é possível fazer. É o começo do entendimento de que a comunidade carrega em si o poder e os recursos necessários para promover mudanças. Na parte mão-na-massa do jogo, todos se reúnem em dois dias, trabalhando juntos, de forma colaborativa. Nessa etapa a transformação das pessoas é ainda mais profunda: a medida que o sonho vai tomando forma, como uma praça ou uma horta, por exemplo, também vai solidificando o sentimento de que é possível transformar e construir o mundo que a gente quer.

O Instituto Elos tornou a metodologia Jogo Oasis de uso livre e, com isso, impulsionou a criação de uma rede aberta, sem donos, liderados por jovens e comunidades que já realizaram o Oasis. Peças fundamentais dessa rede são jovens de várias partes do mundo que, assim como o Leo Duarte, participaram do Guerreiros Sem Armas, programa internacional de formação vivencial em liderança e empreendedorismo social realizado pelo Instituto Elos. Qualquer pessoa pode fazer um Oasis, porém aconselha-se conversar e convidar pessoas que já participaram para tornar a experiência mais completa – que tal convidar um guerreiro para apoiar sua ação?

 

Infográfico Jogo Oasis

 

Hoje, o movimento Oasis e o Instituto Elos já realizaram juntos cerca de 200 Oasis pelo mundo todo. Conheça dois Oasis do movimento: Oasis Santa Catarina e o Oasis Bom Jesus.

Aliás, para o Oasis conquistar o mundo, ainda falta um pedacinho: a Oceania… Alguém se habilita? :)

Oasis_Mundo

 

Galeria de fotos:

Parceiros estratégicos

Parceiros

Divulgação

Apoio