Imagina na copa

Inspire-se com as histórias que encontramos

Aqui você assiste toda semana a uma nova história de quem está transformando o país para melhor. São projetos e ações
de pessoas que fazem seu melhor onde estão e com o que têm para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo,
em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários para inspirar você.
Se quiser indicar um projeto para a gente, fique à vontade! Se quiser colaborar para o próximo, faça uma doação.

História #8 – Bike Anjo

Sempre fui apaixonada por bicicletas e, para pedalar em São Paulo há 5 anos, tinha que ser paixão mesmo. Pegar a bike na cidade era sinônimo de coragem ou, como diziam outros, insanidade mesmo. Hoje o cenário é bem diferente. Houve um aumento significativo de ciclistas nas ruas e a cada dia pipocam mais e mais. Os carros, por sua vez, passaram a respeitar mais quem está em cima da magrela. A verdade é que ficou muito gostoso pedalar e eu devo agradecer – e muito! – aos Bike Anjos que existem por aí. Eles estão convidando e trazendo as pessoas de volta pra rua, tornando a cidade mais humana.

O Bike Anjo começou em dezembro de 2010. Apaixonados pela bicicleta, um grupo de amigos queria ajudar mais pessoas a pedalar na cidade. Perceberam que muitos tinham vontade de adotar a bike como transporte mas sentiam muita insegurança. Pensando nisso, criaram uma plataforma para unir os ciclistas experientes com os ciclistas iniciantes e, dessa forma, passaram a dedicar tempo, técnica, paciência e amor aos então futuros ciclistas.

No site do Bike Anjo qualquer pessoa interessada pode solicitar um ciclista. Os anjos te ajudam do comecinho, dão dicas básicas, criam rotas alternativas aos caminhos conhecidos das grandes avenidas e acompanham o iniciante durante todo o trajeto com toques importantes. Ah, eles fazem questão de que a experiência seja bem divertida e prazerosa, afinal andar de bike no dia a dia é assim!

Hoje já são mais de 300 voluntários espalhados em mais de 60 cidades do Brasil. Em um ano de projeto já impactaram mais de 2 mil pessoas só com o atendimento individual. Sem contar as EBAs (Escola Bike Anjo), os passeios na cidade, as bicicletadas… Ninguém segura essa rapaziada!

Algumas dicas simples para te ajudar a começar:

Screen Shot 2013-02-21 at 02.57.29

Screen Shot 2013-02-21 at 02.54.29

Screen Shot 2013-02-21 at 02.54.39

A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente nas grandes capitais, faz bem para a saúde e não prejudica o meio ambiente. Mas seus atributos não são apenas funcionais! Andar de bicicleta permite conhecer melhor e pertencer mais a cidade, fazer parte dela e experimentar o caminho. É também retomar o lado humano, muitas vezes esquecido no ambiente urbano, e que por meio da magrela permite às pessoas saírem do seu mundo particular e entrar no coletivo. Andar de bike é colorir as ruas com pessoas. :)

Você também acredita que a bicicleta pode melhorar a vida nas cidades? Talvez tenha ficado com vontade de virar um Bike Anjo e ajudar a multiplicar a cultura da bike em mais cidades pelo Brasil!

Quero-ser-um-Bike-Anjo
A Praça Vegana

Galeria de fotos:

Parceiros estratégicos

Parceiros

Divulgação

Apoio