Imagina na copa

Inspire-se com as histórias que encontramos

Aqui você assiste toda semana a uma nova história de quem está transformando o país para melhor. São projetos e ações
de pessoas que fazem seu melhor onde estão e com o que têm para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo,
em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários para inspirar você.
Se quiser indicar um projeto para a gente, fique à vontade! Se quiser colaborar para o próximo, faça uma doação.

História #38 – E-BONITO

Por Raul Lima,

A cidade de Bonito conhecida por suas famosas cachoeiras e eleita pelo Jornal do Comércio uma das sete maravilhas de Pernambuco fica localizada a 124km da capital Pernambucana (Recife) e possui cerca de 48.000 habitantes , é uma das cidades de maior potencial turístico do estado devido ao ecoturismo como também foi cenário do histórico movimento sebastianista .

Porém, não é só pelo turismo que Bonito vem se destacando, sua cultura, seus valores e o desejo de estar sempre oferecendo o melhor para o seu povo é o que vem auxiliando na transformação da educação deste lugar. E os responsáveis por isso são professores e universitários (voluntários) da Universidade de Pernambuco – UPE que trazem para duas escolas do município: Escola Tancredo Neves – Anexo III (zona urbana) e Escola intermediária João XXIII (Zona Rural) o aprendizado tecnológico com base num melhor aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.

O e-Bonito foi criado numa parceria inusitada entre a professora do curso de sistemas de informação da Universidade de Pernambuco (UPE) Patrícia Endo e o projetista acadêmico do curso de Administração com ênfase em marketing de moda (UPE) Raul Lima.

Raul e Patrícia se conheceram num ônibus e desde esse dia esta parceria vem colhendo frutos maravilhosos. Inicialmente a ideia era de criar um projeto de aplicativo que viesse a auxiliar nas atividades turísticas municipais, porém antes de qualquer coisa abriram os olhos para o que era realmente prioridade. Ao invés de pensar primeiro em quem chegaria de fora para conhecer a cidade, pensaram que deviam fazer antes por quem lá vivem. E assim se depararam com a seguinte questão: todos os Alunos da 5° Série da rede pública municipal de ensino ganharam netbooks da prefeitura, o que é bem legal, porém a maior parte dessas ferramentas estavam sendo subutilizadas uma vez que os alunos não sabiam fazer o bom uso destes equipamentos.

E foi aí que eles viram que podiam fazer mais e começaram a construir um curso que pudesse ensinar para estas crianças o que elas podiam fazer com estas ferramentas, não como um curso de informática comum, porque isso muita gente já faz , mas um curso que pudesse proporcionar para elas um diferencial cultural que as fizesse ter cada vez mais expectativas para um futuro acadêmico. E dessa ideia nasceu o e-Bonito !
No início foi bem complicado, porque é sempre difícil conseguir apoio para uma nova ideia e até então não faziam noção de quem poderia ajudá-los a fazer o projeto sair do papel, pois existia toda uma logística que necessitava ser custeada para levar os voluntários de Caruaru para Bonito que seria onde as aulas seriam ministradas, a equipe começou a aumentar com a chegada de novos voluntários – Mikail , Danilo , Weverton, Bianca, Jéssica, Rick, Kayo, Jhonata , todos também alunos da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Caruaru, Perseu e Rogério ( parceiros voluntários da Playful Games ) e a profª Mychelle Jacob (UPE) também voluntária e coordenadora de apoio as atividades culturais.

Raul – “ tínhamos uma equipe muito boa num cenário que necessitava da nossa ajuda e só nos faltava começar a agir” e então, depois de algumas reuniões com a secretária municipal de Educação – Elza Silva , conseguiram fechar uma parceria para a logística de transporte e colocaram a mão na massa.

Raul – “O Curso Aprender e Criar possui aulas super divertidas ,sempre aos sábados e os alunos , pais , toda a comunidade em si , foram muito receptivos como se compreendessem a importância do nosso trabalho e o quanto queremos contribuir para o desenvolvimento educacional destas crianças. Tivemos um resultado muito positivo das nossas ações. Alguns podem chamar isso de trabalho mas a verdade é que desde que começamos estamos aguardando começar a trabalhar, porque o que realmente sentimos é que estamos nos divertindo e é uma sensação maravilhosa , não importa se acordamos cedo nos sábados pra trabalhar, é que é tão legal reencontrar todo mundo, almoçarmos juntos e passar o dia sorrindo que no final do dia eu deito me sentindo vivo , Bonito me deu tudo o que eu tenho hoje e eu precisava de alguma forma retribuir, isso significa muito pra mim ”

Patricia – “Me sinto muito orgulhosa pelos alunos que tenho e sinto que estamos fazendo a nossa parte trazendo um pouco da universidade para a comunidade. Às vezes ficamos tão centrados que não ultrapassamos os muros da universidade e terminamos esquecendo de aplicar o conhecimento lá adquiridos nos ambientes que mais necessitam de nós. Estamos fazendo isso porque acreditamos que a educação ainda é a solução para os nossos maiores problemas”

Atualmente a equipe está em atividade com um novo público que são os professores da rede municipal que também receberam notebooks doados pela prefeitura. Imediatamente a equipe do e-Bonito entrou em ação para fazer com que professores e alunos pudessem fazer o melhor uso possível destas ferramentas tornando suas aulas mais dinâmicas e produtivas.
Raul – “Acreditamos que o importante não é o saber, mas o que podemos fazer com o nosso saber!”

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site ou o Facebook da galera!

Galeria de fotos:

Parceiros estratégicos

Parceiros

Divulgação

Apoio