Imagina na copa

Inspire-se com as histórias que encontramos

Aqui você assiste toda semana a uma nova história de quem está transformando o país para melhor. São projetos e ações
de pessoas que fazem seu melhor onde estão e com o que têm para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo,
em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários para inspirar você.
Se quiser indicar um projeto para a gente, fique à vontade! Se quiser colaborar para o próximo, faça uma doação.

História #36 – A Nossa Jornada

Por Renata Quintella

Sempre fiz coisas pelas pessoas, conhecidas ou não. Já vendi um colar de ouro meu para pagar a conta de um hospital para uma pessoa que eu nem conhecia, mas me senti tocada pelo caso dela. Um dia, tive a ideia de fazer isso pelas ruas. Contei para uns amigos artistas, eles amaram a ideia e quiseram registrar. Na primeira saída, fomos em 10 pessoas. A ideia era contar que todo mundo pode fazer alguma coisa por alguém e que é fácil.

O que eu posso fazer por você agora?

Foi com esta pergunta que eu fui para as ruas, mostrando que, quando olhamos para o lado e compartilhamos, viver fica mais fácil. Numa linda manhã de sol, a Jornada fez a diferença no dia de algumas pessoas. Coisas incríveis aconteceram nesse dia, até alguém me pedir um sorriso, um abraço, a compra de uma vassoura ou uma festa de aniversário, que aconteceu ali mesmo. Nesse dia, eu tive a certeza de que não existem coincidências, existe sim é um plano perfeito de Deus.

Como funciona o projeto?

Não queremos mudar a vida de ninguém e nosso foco não são pessoas humildes ou carentes, mas qualquer ser humano, independente da classe social, que precise de uma força. Tentamos resgatar o amor que existe dentro de cada um.

Acreditamos que por mais difícil que pareça ser uma situação, a vida pode ser, sim, compartilha­da. As pessoas precisam de pouca coisa e nós, da Jornada, podemos dar uma som­bra, um banco, um colo, para que a pessoa possa descansar e ter esperança para continuar o seu caminho, solitário e intransferível. Por isso, ajudamos uma única vez.

Temos 1o pessoas atuando todos os dias na Jornada e, como o objetivo é espalhar a ideia, as jornadas são publicadas na rede e fazemos as conexões entre as pessoas. O projeto espalha a ideia de que todo mundo pode fazer alguma coisa por al­guém e de que ajudar é mais simples e prazeroso do que se imagina.

Porque todo mundo tem uma boa história pra contar, um desejo para realizar e uma ajuda para oferecer. E sempre tem alguém, em algum lugar, esperando por você, com aquilo que você precisa. Esperando para te oferecer o lugar que sempre foi seu.

Nosso objetivo é conectar cada vez mais pessoas que honram este jeito de estar no mundo – tecendo jornadas e legados que merecem ser contados, pas­sados para frente.

Os resultados que já colhemos ao longo do caminho

Ao chegar às 10 mil curtidas na página do Facebook, no dia 29 de agosto de 2013, foi realizado o seguinte balanço de resultados:

  • 65 dias de vida na internet;
  • 2 mil e-mails e mensagens foram recebidos;
  • 21 reuniões foram realizadas;
  • 10 pessoas atuam nas Jornadas todos os dias;
  • 4 pessoas ajudam a organizar o projeto;
  • 20 pessoas agradeceram pela inspiração;
  • 202 pessoas ofereceram ajuda;
  • 71 jornadas foram conquistadas;
  • 5 pessoas desistiram no meio do caminho;
  • 21 Jornadas ainda não conseguimos realizar;
  • 11 pessoas ofereceram emprego;
  • 22 pessoas precisaram de emprego;
  • Recebemos infinitos abraços, sorrisos e olhares de gratidão.

E esses números continuam aumentando a cada dia.

Os maiores aprendizados

Aprendi que todo mundo tem o seu lugar e quando a gente encontra esse lugar o brilho é certo; Que a vida é bem mais simples do que parece e que a solidão é minha eterna companheira; que mesmo onde há o sofrimento mais doído, há de se tirar uma luz para ajudar a si mesmo e ao outro!

Se alguém quiser replicar uma iniciativa como A Nossa Jornada, o que precisa saber?

Compartilhar. Perguntar para quem está ao seu lado, o que posso fazer por você agora? E fazer, sem julgar. Eu não julgo as pessoas. Cada um sabe da sua história de vida. Eu não tenho o direito de julgar. Quando realmente você ajuda o outro sem julgar, a vida te dá tudo o que você precisa. É impressionante.

Conheça mais:

Facebook: facebook.com/JornadaDeRenataQuintella
Blog: jornadanossa.blogspot.com
Site: renataquintella.com.br
You Tube: youtube.com/user/anossajornada
Instagram: instagram.com/anossajornada/
Twitter: twitter.com/anossajornada

Parceiros estratégicos

Parceiros

Divulgação

Apoio