Imagina na copa

Inspire-se com as histórias que encontramos

Aqui você assiste toda semana a uma nova história de quem está transformando o país para melhor. São projetos e ações
de pessoas que fazem seu melhor onde estão e com o que têm para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo,
em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários para inspirar você.
Se quiser indicar um projeto para a gente, fique à vontade! Se quiser colaborar para o próximo, faça uma doação.

História #32 – Trânsito Manaus

 

Por Hiara Peixoto,

Quando os problemas do trânsito parecem viciados em  um sistema lento e dependente de órgãos burocráticos, uma iniciativa jovem manauara aparece para mostrar que existem alternativas mais simples de ajudar a população a não perder tanto tempo em um trajeto, expor irregularidades e cobrar soluções dos governantes.

O Trânsito Manaus é um canal de informações para tornar o trânsito melhor. Foi fundado em agosto de 2009 por amigos que decidiram assumir posição engajada na mobilidade urbana fornecendo informações  online de trânsito. Hoje contam com o apoio da Prefeitura da cidade de Manaus e dos mesmos órgãos públicos de trânsito cujas falhas deram origem ao projeto.

Luiz Eduardo Leal, fundador, conta que percebeu o valor da informação ao perder muito tempo de deslocamento por não saber de uma manifestação estudantil ocorrendo no meio de seu percurso. Em uma conversa de barzinho com uma amiga – Rebecah Keyce, que acabou virando co-fundadora, surgiu a ideia de usar as redes sociais como fonte e depósito de ocorrências cotidianas das ruas e avenidas da cidade. Criou-se então o perfil no twitter @transitomanaus divulgando rotas a serem evitadas e meios facilitados de deslocamento.

A evolução do projeto se traduz justamente na presença em redes sociais e em mais pessoas que passaram a disseminar a proposta. A equipe conta com o site www.transitomanaus.com.br, alimentado com conteúdos relevantes para quem quer se deslocar na cidade, e nos inúmeros programas paralelos: pesquisas com motoristas, ciclistas e pedestres; uma conta no Instagram para registrar congestionamentos, flagras de infrações e cobranças governamentais; uma fanpage no facebook alimentada em conjunto com os usuários de trânsito a tempo real.

Mas informações para usuários de internet não é tudo. Muita gente ainda não domina a tecnologia e a maior parte do deslocamento é feito por pessoas que não têm carro, dependendo do transporte público. Para atendê-los, surgiu o “Manual Ônibus Manaus”, uma guia impresso onde foram mapeadas as linhas e rotas dos coletivos. 5 mil exemplares foram distribuídos gratuitamente para a população, financiado pela Associação Legislativa de Manaus , por intermédio da Comissão de Trânsito.
A elaboração contou com enorme esforço da equipe inteira.

Apesar dos vários feitos e do enorme impacto já gerado na população que se transporta diariamente em Manaus, Luiz Eduardo Leal conta que este é apenas o começo do plano. O pai do Luiz foi vítima de acidente de trânsito e, mesmo que inconscientemente, a motivação de fazer algo pelo intenso fluxo de pessoas criou um efeito urbano significativo na cidade, chamando atenção do governo e de outras grandes cidades também.

O objetivo é continuar gerando boas ideias que facilitem a vida das pessoas e contribuir com a organização urbana de forma colaborativa com usuários de todos os meios de transporte. O Trânsito Manaus acredita que a tríade equilíbrio, cidade e trânsito é perfeitamente possível, mas depende de todos nós.

 

Galeria de fotos:

Parceiros estratégicos

Parceiros

Divulgação

Apoio