Imagina na copa

Inspire-se com as histórias que encontramos

Aqui você assiste toda semana a uma nova história de quem está transformando o país para melhor. São projetos e ações
de pessoas que fazem seu melhor onde estão e com o que têm para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo,
em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários para inspirar você.
Se quiser indicar um projeto para a gente, fique à vontade! Se quiser colaborar para o próximo, faça uma doação.

História #29 – Raízes

 

O Vale do Jequitinhonha possui riquezas naturais, históricas e expressão artística de grande destaque entre os destinos turísticos de Minas Gerais. Localizado no Norte do estado, a 282 quilômetros da capital, Belo Horizonte, é formado por 51 municípios. Alguns de relevância: Capelinha, Couto Magalhães de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Itamarandiba, Minas Novas, São Gonçalo do Rio Preto, Serro e Turmalina. No Vale, a produção artesanal é diversa:  cerâmica, tecelagem, cestaria, esculturas em madeira, trabalhos em couro, bordados, pintura, desenho. As culturas remanescentes de seus primeiros habitantes, índios e negros, têm forte influência na região.

Quem sacou toda esta riqueza cultural foram as queridas Mariana Madureira e Marianne Costa.

Em 2006 elas empreenderam e criaram o negócio social Raízes Turismo e Desenvolvimento Local, que vem realizando diversos projetos na área de turismo, associativismo, capacitação e promoção de destinos.
Em 2009 foi criada a Raízes Artesanato, negócio social de comercialização de artesanato solidário do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas. Até o fim de 2011 a Raízes apoiou mais de 20 grupos produtivos mineiros adquirindo quase 1.500 peças artesanais e divulgando o trabalho e cultura desses grupos em diversos eventos, com destaque para a Mostra de Artesanato na Casa de Minas em São Paulo que ocorreu nos dias 29 e 30 de maio de 2010 e a II Mostra de Turismo Sustentável de Foz do Iguaçu, 17 e 18 de junho de 2011, além de vários outros pequenos eventos, loja virtual, site, blog, redes sociais e newsletter.
Uma boa referência de leitura, para entender mais sobre o Vale e suas mulheres é o Livro Noivas da Seca.

Conheça a história de uma das precursoras do artesanato no Vale, a Dona Izabel.

 

Galeria de fotos:

[Fotos de Jussara Rocha, Mariana Campanatti, Mariana Madureira e Renata de Toledo]

Parceiros estratégicos

Parceiros

Divulgação

Apoio