Imagina na copa

Inspire-se com as histórias que encontramos

Aqui você assiste toda semana a uma nova história de quem está transformando o país para melhor. São projetos e ações
de pessoas que fazem seu melhor onde estão e com o que têm para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo,
em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários para inspirar você.
Se quiser indicar um projeto para a gente, fique à vontade! Se quiser colaborar para o próximo, faça uma doação.

História #15 – Ecoparque e os 7 Saberes

 

Ver o Ecoparque, conceito e espaço público que carrega tantos elementos sustentáveis, surgindo na sala de aula do curso de Educação Física foi a primeira coisa que nos chamou muito atenção quando nos indicaram este projeto. Eu mesmo falei: gente, é isso mesmo?

A ideia do Ecoparque vem do interesse em trabalhar com a comunidade, porque durante a graduação, o Pedro teve um contato muito forte com alunos do curso de engenharia ambiental. Foi através deste contato que o Pedro conheceu a permacultura e conceitos de educação holística – o início de tudo!

 

permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardinsvilasaldeias ecomunidadesambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 70. O termo, cunhado na Austrália, veio depermanent agriculture (agricultura permanente), e mais tarde se estendeu para significar permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecológica, ideia inicial, estendeu-se à sustentabilidade dos assentamentos humanos locais.

Os princípios da Permacultura vem da posição de Mollison de que “a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos” (Mollison, 1990).

A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia.

Fonte: Wikipedia.

– – – – – – – – – – –

Educação Holística é uma filosofia de educação, dentro do pensamento holístico, que se baseia na propriedade em que cada pessoa encontra identidade, significado e propósito de vida através de conexões com a comunidade, com o mundo natural, e valores espirituais tais como a paz e compaixão.

A Educação Holística tem o objetivo de inspirar a reverência intrínseca pela vida e pela paixão de aprender. Essa é uma definição dada por Ron Miller, fundador do jornal Holistic Education Review (atualmente nomeado como Encounter: Education for Meaning and Social Justice) . O termo educação holistica é frequentemente referido como o mais democrático e humanista no campo de educação alternativa.

Robin Ann Martin (2003) descreve uma situação mais ampla, “Nos seus níveis gerais, o que difere a educação holistica das outras formas de educação são seus objetivos e metas, sua atenção para o aprendizado experimental e na significância que isso se coloca nos relacionamentos e nos valores humanos nos arredores do aprendizado”.

A concepção de Holismo refere-se a idéia de que toda propriedade de um dado sistema em qualquer campo de estudo não pode ser determinada ou explicada pela soma das partes dos seus componentes.

Fonte: Wikipedia.

 

A primeira sacada foi desenvolver os conceitos do Ecoparque dentro do trabalho de monografia. O sonho era aproveitar este momento de finalização do curso para realizar algum trabalho prático – o Pedro não gostava da ideia de escrever um trabalho e engaveta-lo junto a tantos outros trabalhos que foram escritos na faculdade. Foi em 2008 que ele colocou a mão na massa e começou a construir esta história.

Ao final de 2009, com monografia concluída e Ecoparque já bem encaminhado (mas não terminado), surgiu o Coletivo 7 Saberes. Este coletivo foi formado de um grupo de estudos, uma iniciativa de jovens que estavam afim de mudar questões ligadas principalmente a educação – a Lelê nos contou que foi a galera da faculdade que estava cansada de ouvir problemas ligados a educação e não fazer nada que se juntou para pensar em soluções. Foi este coletivo que ajudou o Pedro a finalizar as obras de construção do Ecoparque que, por falta de recursos e investimentos, ficaram quase 1 ano paradas.

O Ecoparque não é somente um parquinho! Ele é muito mais! Ele é um espaço-conceito de vivências e convivência, além de ser o espaço físico que recebe ações feitas para e com a comunidade . A Letícia gosta de dizer que o Ecoparque é a essência do coletivo 7 Saberes, a forma como eles atuam em seu próprio trabalho. O Breno gosta de ir mais fundo na reflexão e exemplificar pontos importantes da atuação do Ecoparque: “dentro das empresas, o Ecoparque poderia ser um conceito de transformação, trazendo a empresa para um universo mais sustentável, onde nós conseguiríamos cuidar do lixo dela, ou das relações entre funcionários, ou ainda da humanização de processos”; “nas escolas, poderia ser uma atividade recreativa como uma dança circular ou ainda um laboratório de pintura, música ou dança”; “pra comunidade, o Ecoparque poderia ser uma metodologia de trabalhar coisas do dia a dia, trazendo oficinas de cultivo de horta orgânica ou oficinas de reciclagem de PET, por exemplo”.

O 7 Saberes vem trabalhando para mostrar para a comunidade em que ele atua que é possível se apropriar dos espaços e utilizá-los para desenvolver a própria comunidade. O coletivo tem uma equipe super multidisciplinar, como por exemplo, advogados, filósofos, arquitetos, biólogos, gestores ambiental, agrônomos, educadores físico, sociólogos… hoje são 10 pessoas que trabalham diretamente com o projeto e cerca de 30 que atuam em atividades mais pontuais, como equipe de apoio. E isto é só o começo! O coletivo começou realizando trabalhos voluntários e gratuitos, com projetos sócio-ambientais voltados para a comunidade, e por uma necessidade de ajudar mais pessoas nesta tragetória eles estão se transformado em um negócio-social, estruturado, com faturamento e lucro, para que a partir dos recursos financeiros eles possam ajudar o projeto a evoluir e crescer e, assim, poder atender mais pessoas.

 

Galeria de fotos:

Parceiros estratégicos

Parceiros

Divulgação

Apoio