Imagina na copa

Inspire-se com as histórias que encontramos

Aqui você assiste toda semana a uma nova história de quem está transformando o país para melhor. São projetos e ações
de pessoas que fazem seu melhor onde estão e com o que têm para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo,
em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários para inspirar você.
Se quiser indicar um projeto para a gente, fique à vontade! Se quiser colaborar para o próximo, faça uma doação.

História #11 – Atados

 

Você tem vontade de fazer algum trabalho social, sabe que quer ajudar os outros ou quer conhecer outras realidades, mas não sabe por onde começar? Se essa situação é familiar, o Atados pode ajudar você.

O Atados é uma rede social que  possibilita às pessoas encontrar de maneira fácil as mais diversas oportunidades de voluntariado. Para participar é simples: basta se cadastrar no site, criando um perfil ou usando o perfil do Facebook e navegar entre os Atos voluntários publicados. Cada Ato corresponde a uma oportunidade de trabalho voluntário. Você escolhe o Ato que mais combina com você considerando sua disponibilidade, suas habilidades e a causa com a qual se importa. Aí é só se atar, combinar com a instituição escolhida e fazer o trabalho com o coração aberto!

Para preparar o lançamento da rede, os fundadores foram conhecer as ONGs e entender as oportunidades e expectativas que tinham para o trabalho voluntário. Criaram os perfis das instituições e a descrição de cada Ato. Hoje, as instituições podem se inscrever na rede, criando seu próprio perfil e lançando os Atos para os quais precisam de voluntários.

Além de atar-se a uma oportunidade de voluntariado, pode-se interagir com outras pessoas, registrar seu histórico em seu perfil, compartilhar suas experiências como voluntário – o que reforça o caráter social da plataforma.

O principal objetivo do Atados é ampliar o senso de comunidade na sociedade, inspirando em cada vez mais pessoas o pensamento coletivo e a vontade de fazer parte do que chamam “corrente de gente boa”. Para eles, trabalho voluntário não é sobre quem tem ir lá doar para quem não tem. Não há quem entrega e quem recebe e não há as boas almas e os pobres coitados. Definem trabalho voluntário como uma oportunidade de vivenciar outra realidade, muito centrada na troca: todo mundo aprende, todo mundo cresce, todo mundo ganha.

O Atados busca promover o trabalho voluntário através da experimentação, mostrando como pode ser poderoso e divertido. Veja abaixo, alguns (ótimos) motivos para se fazer trabalho voluntário:

Atados

Por enquanto, a rede está presente na Grande São Paulo, mas com a ajuda de voluntários está se expandindo e chegando a outras cidades, começando por Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

O serviço da rede é gratuito para as instituições e para os voluntários que se atam e isso é algo do qual o Atados não abre mão. Para garantir a sustentabilidade do negócio, estão desenvolvendo um serviço para empresas que poderão usar uma plataforma similar à do Atados para promover o voluntariado corporativo.

 

Galeria de fotos:

Parceiros estratégicos

Parceiros

Divulgação

Apoio